Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
26.07.2018

Smart City: O que é?

Uma das áreas de maior crescimento no mundo é a tecnologia, infinitas possibilidades surgem a cada dia. E porque não aproveitar isso dentro de zonas urbanas tão necessitadas. Assim surge a Smart City ou "cidade inteligente".

A ideia de tornar o espaço urbano cada vez mais interessante, através do uso de tecnologia. E tem como foco melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de métodos facilitadores preservando o meio ambiente.

E hoje isso já é uma realidade. Ainda em desenvolvimento é claro, mas já existem em algumas cidades do Brasil e do mundo. O uso da tecnologia para cidades mais sustentáveis.

Songdo, na Coreia do Sul: cidade construída em torno do aeroporto

Entenda o conceito de Smart City

As cidades estão cada vez mais populosas, hoje 50% de toda a população mundial vive nos centros urbanos. Sendo que esses números crescem de forma acelerada. Mas, apenas 2% do planeta é ocupado pelas cidades no mundo. Por isso cada vez mais vem se investindo em infraestrutura.

Além desse fator, também temos a realidade de um planeta devastado pelas ações do homem no meio ambiente. E um dos pontos importantes na Smart City é trazer as pessoas para a realidade de uma cidade mais sustentável.

Então, hoje, um dos fatores que contribui para uma cidade ser inteligente é  bom uso da tecnologia, a fim de buscar soluções que melhorem a saúde, a segurança, a educação, moradia e o transporte.

Todos esses fatores colaborando para a preservação da natureza e garantindo uma vida melhor e mais feliz para a população. Isso mesmo, a sua felicidade vai ser levado em consideração nesse novo cenário.

 

Indicadores de felicidade

Está sendo implantado no Brasil grandes mudanças nos indicadores de desenvolvimento das cidades. Para saber o crescimento de determinada região, é utilizado o PIB (Produto Interno Bruto) ele indica em valores o quanto de serviços e benfeitorias foram produzidos em determinado período.

Com a chegada da Smart City, os indicadores mudaram para FIB (Felicidade Interna Bruta). Exatamente isso, não será levado em conta apenas a renda, mas sim o grau de felicidade das pessoas em cada região.

É claro que isso é um fator que muda muito de um lugar para o outro, devido a cultura e costumes. Entretanto, a princípio o que será analisado serão pontos principais como saúde, educação, horas de trabalho, atividades de lazer e a possibilidade praticar atividades físicas.

 

Como isso pode funcionar?

Um fator muito importante dentro desse conceito de Smart City, é que tudo deve ser feito envolvendo as pessoas que vão utilizá-la, e não somente para elas. O cidadão é um dos elementos mais importantes dentro da cidade. E sem a sua contribuição é impossível alcançar resultados positivos.

A ideia é conectar as pessoas com informações atuais. Para que se crie uma mudança de mentalidade. Um processo de conscientização para a construção de uma vida melhor e mais sustentável. Pois tudo isso vai depender do esforço de cada um.

Uma cidade inteligente é projetada para preservar a natureza e assim garantir um futuro mais promissor. E começa partindo de uma economia mais circular. Com produtos reciclados, restaurados, com uma vida útil mais longa. Focado em compartilhamento e evitando ao máximo uso de recursos naturais

 

Conheça algumas ideias para o uso da tecnologia

Um dos pontos fortes também na Smart City, é conectar as pessoas com suas cidades. Para que através dessa conexão elas tenham uma facilidade de se locomover de maneira segura.

Agora você vai conhecer alguns avanços da tecnologia nesse sentido, que estão sendo desenvolvidos:

Os semáforos poderão ser acionados por cadeirantes e deficientes visuais, para que eles possam atravessar a rua em segurança. Já foram implantados alguns na cidade de Curitiba.

Através de câmeras posicionadas na cidade, é possível saber em tempo real quando acontece um acidente de carro. E ainda já fazer algo sobre isso. Inclusive passar as informações para outros carros através do GPS para poderem seguir por um caminho alternativo. Este sistema já é usado em Estocolmo na Suécia.

O ônibus inteligente, através de um aplicativo ele já sabe para onde as pessoas vão. Eles fazem um percurso melhor e pegam as pessoas onde estiverem, sem precisar passar em pontos vazios. Assim o ônibus fica muito parecido com a Uber. Esse sistema já está em desenvolvimento, e muitas cidades já pensam em usá-lo.

Alugar uma bicicleta de qualquer ponto da cidade, por um preço bem baixo, apenas com um aplicativo no seu celular. Isso já é bastante usado em Pequim na China.

Um aplicativo, parecido com o "WhatsApp", mas que além de conversas, chamadas de voz e vídeo. Você pode utilizar como telefone e fazer ligações para qualquer lugar. Com uma rede social vinculada. Fazer transferências de dinheiro para outras pessoas. E ainda uma rede integrada com pessoas, lugares e serviços. No caso, se você for comer em um restaurante, você escolhe o cardápio através do aplicativo e já paga. Resultado, vai poder resolver quase tudo que precisar sem sair de casa. Esse aplicativo já é usado em Pequim na China.

Esses são apenas alguns de muitos projetos que estão em andamento. Mas se você observar, todos tem um ponto em comum. Que é o de facilitar a vida das pessoas e preservar o meio ambiente.

Já que a poluição é uma realidade das grandes cidades. E um dos principais fatores é o transporte. Estão investindo alto em projetos que possam trazer maneiras alternativas e eficientes para melhorar essa questão.

Estacionamento de bicicletas no aeroporto Kastrup, em Copenhague

O que esperar

Com certeza você pode perceber que a sustentabilidade é um objetivo comum a nível mundial. E com essa migração para uma cidade inteligente, certamente muitas mudanças benéficas vão acontecer.

A tecnologia é um meio que vai facilitar e acelerar todo esse processo, mas ainda vai contar principalmente com a atitude de todos os cidadãos. Para isso acontecer de maneira positiva.

Smart City, é um incentivo para tornar as cidades mais vivas, e o mundo um lugar muito melhor de se viver. Acredito que esse seja o desejo de todos. Então, vamos fazer parte daquilo que a gente quer para a nossa realidade. E compartilhar essa ideia com as pessoas.

 

Conheça nossos serviços