Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por Joice Mörs
Engenheira Ambiental
05.04.2022

O saneamento básico é um conjunto de serviços e infraestruturas que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, trabalhando o manejo de resíduos sólidos, a drenagem de águas pluviais, a qualidade da água para consumo humano e o tratamento de esgotos.

Estes quatro eixos precisam estar em sintonia para garantir um ambiente mais saudável, e para isso, é necessário que não só o Governo, mas que a população faça a sua parte.

Em vista disso, hoje iremos falar um pouco sobre o tratamento de esgoto doméstico, a sua importância e o nosso papel como cidadão.

O tratamento de esgotos está diretamente relacionado com a qualidade da água e o controle de doenças, pois a água para consumo humano, aquela distribuída em nossas casas, precisa atender a padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde através da Portaria de Consolidação n° 05/2017, atualizada recentemente pela Portaria GM/MS n° 888/2021. Estes padrões são fundamentais para garantir que a água que consumimos está livre de agentes patogênicos, ou seja, que não irá causar doenças a nós, consumidores.

Em todo o mundo, milhares de pessoas sofrem com doenças devido à falta de acesso ao saneamento básico, só no Brasil, conforme dados apresentados pelo Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas vivem em locais sem acesso à água própria para consumo e 100 milhões sem coleta de esgoto. Em 2020, foram registradas 167 mil internações por doenças de veiculação hídrica e 1.898 óbitos, totalizando mais de 70 milhões em gastos com internações no SUS.

Para reduzir estes números, o tratamento do esgoto doméstico é fundamental, pois quanto maior o índice de esgoto tratado, melhor a qualidade da água, logo, diminui-se os custos com tratamento e a transmissão de doenças.

  No Brasil, temos muito a melhorar em relação ao tratamento dos esgotos domésticos, pois segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, apenas 50,8% do total gerado foi tratado em 2020, ou seja, por dia são lançados na natureza o equivalente a 5.336 piscinas olímpicas de esgoto não tratado (Instituto Trata Brasil).

Atualmente, uma das formas mais comuns de tratar o esgoto gerado nas nossas casas é a fossa séptica. Mas, para este sistema se manter eficiente, é necessário que se faça a manutenção periódica, que nada mais é que a sua limpeza. Outra forma de tratar o esgoto doméstico é através de estações de tratamento, para isso, o esgoto gerado é direcionado para uma única estação através de uma rede coletora.

Portanto, nosso dever como cidadão é manter a limpeza da fossa séptica em dia ou fazer a ligação da nossa casa na rede coletora de esgoto, pois é a soma destas atitudes que irão manter nosso meio ambiente saudável e garantirão um futuro melhor ao Planeta!

Conheça nossos serviços