Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
16.10.2019

A população mundial segue um movimento de migração para o meio urbano, resultando em um crescimento acelerado do nível de urbanização. 

A realidade não é diferente no Brasil. Segundo o último levantamento do PNAD em 2015, cerca de 85% da população brasileira vive em áreas urbanas

Na região sudeste este número é ainda maior, com 93% da população habitando as cidades. O êxodo rural não é nenhuma novidade no país. O problema, no entanto, é que muitas destas cidades cresceram e continuam crescendo sem qualquer tipo de planejamento urbano que garanta a sustentabilidade do ambiente.

A expansão urbana e os impactos ambientais

Na maioria das vezes, a rápida expansão das cidades sem nenhuma estratégia ou planejamento do uso da terra, apenas para suprir a necessidade humana imediata, tem efeitos altamente prejudiciais sobre as florestas, paisagens, cidades e arredores.

Os impactos ambientais da urbanização são intensificados pelas mudanças climáticas e incluem aumento da poluição, diminuição da disponibilidade de alimentos e recursos, bem como aumento da pobreza e frequência de eventos climáticos extremos, como secas ou enchentes. Nesse contexto, a carência de áreas verdes nas metrópoles vai muito além do visual, significando menos qualidade de vida, menos áreas de lazer, mais poluição e temperatura elevada, entre outras problemáticas.

Em busca de reverter esses danos a médio e longo prazo, atitudes precisam ser tomadas em caráter urgente. O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), por exemplo, tem como objetivo regular e incentivar políticas públicas para o aumento e preservação das áreas verdes nas cidades e municípios do país.

Cada região tem liberdade para desenvolver o seu próprio plano diretor, em obediência a Lei nº 10.257 de 2001. Além dos benefícios ambientais, o seguimento do PDAU minimiza danos, como enchentes e desmoronamentos, e também conflitos entre os cidadãos e o poder público.

Benefícios da arborização urbana

As árvores urbanas ajudam a mitigar alguns dos impactos negativos e consequências sociais da urbanização e, assim, tornar as cidades mais resilientes a essas mudanças. Veja agora seis motivos pelos quais as árvores e florestas urbanas contribuem para tornar as cidades socioeconômica e ambientalmente mais sustentáveis:

1. Biodiversidade

As árvores desempenham um papel importante no aumento da biodiversidade urbana, proporcionando às plantas e animais um habitat, alimento e proteção favoráveis.

2. Amenização das mudanças climáticas

Uma árvore adulta pode absorver até 150 kg de CO2 por ano. Como resultado, as árvores desempenham um papel importante na mitigação das mudanças climáticas. Especialmente em cidades com altos níveis de poluição, as árvores melhoram a qualidade do ar e da vida de seus habitantes.

3. Redução das ilhas de calor

O plantio estratégico de árvores nas cidades pode ajudar a resfriar o ar entre 8 e 10 graus celsius, reduzindo assim o efeito das chamadas “ilha de calor”.

4. Qualidade do ar

Árvores absorvem gases poluentes como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, ozônio e óxidos sulfurosos e filtram partículas finas como poeira, sujeira ou fumaça do ar, prendendo-as nas folhas e na casca, melhorando a qualidade do ar.

5. Saúde física e mental

Pesquisas mostram que viver nas proximidades de espaços verdes urbanos e ter acesso a eles pode melhorar a saúde física e mental, por exemplo, diminuindo a pressão alta e o estresse.

6. Valorização imobiliária

Planejar paisagens urbanas com árvores ajuda a valorizar o imóvel e seu entorno, podendo aumentar seu valor em cerca de 20%, atraindo investimentos e novos negócios para a região.

Uma cidade com infraestrutura verde bem planejada e bem gerenciada se torna mais resiliente e sustentável em termos de qualidade de vida, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, redução de riscos de desastres e conservação de ecossistemas. Ao longo da vida, as árvores oferecem um pacote de benefícios duas a três vezes maior do que o investimento feito no plantio e no cuidado com elas. Logo, investir em arborização urbana é uma prática que traz diversificados retornos a curto, médio e longo prazo. 

A Lógica está preparada para o desenvolvimento de planos de arborização urbana. Clique AQUI (link para WhatsApp) e tire suas dúvidas com nossa equipe!

 

Conheça nossos serviços