Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por Djeny Kunzler
Bióloga
26.07.2021

Muitas pessoas ficam desapontadas quando percebem que as árvores estão sendo podadas na cidade. É verdade que existem grandes problemas com o trabalho feito sem conhecimento e pela simples vontade de cortar galhos.

 

A PODA DE ÁRVORES não é um tema complexo, porém um corte mal executado, traz sérios problemas para o equilíbrio ambiental, além do risco de quedas sobre os pedestres e veículos.

 

Nos centros urbanos encontramos os maiores estragos, isso porque as árvores concorrem espaço com as demais construções e fiações elétricas, além da mobilidade urbana. E é nestes locais, que muitas vezes as pessoas realizam a poda de forma irregular na ânsia de auxiliar o processo e acaba por gerar sérios problemas.

 

Grande parte das Prefeituras possuem o próprio código de arborização urbana, Um trabalho técnico que indica as melhores alternativas para plantio nas calçadas e como devem ser os cuidados na manutenção.

 

Quando você quiser plantar ou podar uma árvore no seu terreno ou na sua calçada o ideal é que busque conselho junto a Prefeitura do Município para fazer o trabalho conforme a legislação vigente e com segurança ambiental.

 

Podemos aproveitar o nosso tema para ofertar algumas dicas. Anota ai:

 

Podas de formação

 

Com o objetivo de melhorar a aparência estética, é uma poda que deve ser realizada quando a planta ainda for uma muda de modo a conduzir o crescimento no formato adequado.

 

Poda de manutenção

 

Busca evitar os problemas futuros como galhos quebrados pelo vento e chuva ou ramos infectados por fungos ou bactérias.

 

Poda de livramento

 

Deve ocorrer quando a árvore tiver emanando algum risco a população ou ao patrimônio público ou privado.

 

Agora que você sabe o tipo de podas, anote aí também que as árvores respondem melhor as podas em algumas épocas do ano. Por isso é sempre importante saber que cada espécie tem seu momento mais adequado para a realização do corte.

 

As árvores conhecidas como repouso real ou aquelas que perdem quase toda folhagem durante o outono-inverno e florescem e frutificam somente na primavera verão, só podem ser podadas depois da perda das suas folhas.

 

As conhecidas como de repouso falso que perdem suas folhas no outono, iniciam a floração no inverno que pode durar também na primavera devem ser podadas logo após a floração.

 

Aquelas sem repouso aparente ou que perdem suas folhas ao longo do ano todo, mas florescem durante o inverno devem ser podadas entre o final do florescimento e o início da frutificação.

 

O desempenho de uma boa árvore depende do equilíbrio de seus “órgãos”. Caule, folhas e raízes devem proporcionar um bom metabolismo para recuperação da região amputada.

 

É fundamental ainda, ouvintes, que se utilizem das ferramentas apropriadas para o corte, que dependerão do tamanho dos galhos, mas geralmente podem ser usados tesourão de poda, arco de serra ou serrote.

 

Um dos maiores problemas urbanos são árvores que possuem raízes invasoras que afloram em busca de água, de nutrientes, por falta de aeração do solo ou ainda porque são pressionadas por lençóis freáticos altos.

 

A poda de raiz pode impactar no equilíbrio da árvore, por isso deve ser realizada apenas por profissionais especializados que garantirão a estabilidade da espécie.

Conheça nossos serviços