Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
21.09.2019

 

Empresas inteligentes pensam no meio ambiente. Com a globalização e o processo de industrialização, a preocupação com o bem-estar do planeta se tornou ainda mais evidente e quase uma obrigação moral por parte das empresas. Isso porque, mesmo que grande parte das mudanças trazidas pela globalização e a industrialização sejam positivas no aspecto econômico, elas podem ser nocivas em termos ambientais.

Problemas como o aquecimento global já exibem consequências reais e palpáveis em diversas partes do mundo. Também por isso, esforços para conscientizar a população e minimizar os danos são cada vez mais comuns e importantes. Nesse sentido, grande parte desses esforços devem partir dos ambientes organizacionais, através da chamada educação ambiental empresarial.

Entenda o que mudou... 

Apesar de ter ganhado destaque somente nos últimos anos, a educação ambiental não é nenhuma novidade. Em abril de 1999 foi criada a lei nº 9.795, conhecida como Lei da Educação Ambiental.

Segundo esse dispositivo: “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Seu objetivo, portanto, é ampliar a conscientização da importância do zelo pelo meio ambiente, seja dentro das escolas, universidades, mídia ou no ambiente empresarial.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas poucos sabem definir esse termo. Não se trata de deixar de consumir ou explorar os recursos da natureza, visto que estes são necessários para a sobrevivência humana, mas sim, do consumo consciente, de modo que se supram as necessidades da sociedade atual, mas sem prejudicar a capacidade das gerações futuras em usufruir dos recursos naturais.

Para isso é fundamental desenvolver um plano de ações imediato e de longo prazo. E as empresas podem ser grandes aliadas nesse sentido. Isso porque suas estratégias de comunicação têm um grande impacto, e são vistas por funcionários, clientes, sócios, acionistas, governo, sociedade e outros.

Uma das formas de se alcançar este objetivo é através da SGA, ou Sistema de Gestão Ambiental. Esta iniciativa visa fomentar o equilíbrio entre empresa, homem e meio ambiente. Para tanto, é necessário o investimento constante em palestras, cursos, projetos sociais e consultorias voltadas ao meio ambiente. 

O objetivo é formar dentro das empresas colaboradores mais comprometidos com as questões ambientais. Estes, por sua vez, tornam-se disseminadores do conhecimento obtido, tornando a consciência ambiental um viral ultra positivo.

Educação Ambiental ao longo do tempo

A educação ambiental nas empresas é uma forma de sensibilizar o público interno, iniciando um ciclo de mudança e preocupação ambiental. Se antes essa era apenas uma obrigação legal, hoje se trata de uma estratégia de competitividade e sucesso organizacional.

Tais ações trazem impactos positivos em longo, médio e curto prazo dentro das organizações. São exemplos:

Colaboradores comprometidos e engajados com os valores da organização;
Melhoria da imagem e posicionamento de marca;
Aprovação das ISO - um forte apelo das mídias sociais;
Maior competitividade frente à concorrência;
Aumento da produtividade no mercado;
Diminuição dos impactos ambientais;
Futuro promissor e saudável para as gerações futuras – sustentabilidade. 

Os últimos acontecimentos e mudanças climáticas voltaram a colocar em destaque as pautas do meio ambiente e sustentabilidade. Assim como um pequeno deslize pode ser desastroso, uma pequena atitude também é capaz de gerar um impacto imenso. Se as empresas possuem voz e poder perante a sociedade, por que não a utilizar a favor do maior bem comum que temos: a natureza?

O simples ato de falar sobre o assunto é capaz de trazer resultados positivos a curto prazo e o maior beneficiado com tudo isso é o meio ambiente e, consequentemente, toda a sociedade. Deste modo, a educação ambiental nas empresas, hoje, é muito mais do que uma forma de obter publicidade, mas um meio eficiente de gerar impacto real e positivo em termos de economia sustentável. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre a importância da educação ambiental nas empresas, clique AQUI (link para WhatsApp) e vamos conversar. 

Será um prazer auxiliar sua empresa a dar novos passos nessa área!

 

Conheça nossos serviços