Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por
17.03.2021

                     

Talvez os últimos 365 dias sejam também tão importantes e fundamentais para olharmos mais para nós mesmos. Observando nossas ações e quais reações e resultados elas geram, podemos perceber o quão fundamental somos para o meio que nos cerca.

 

A pandemia imposta ao mundo todo por um vírus invisível, nos uniu ao mesmo tempo que nos isolou. Ao olharmos pela janela das nossas casas para fora, conseguimos olharmos mais para nosso interior e perceber coisas imperceptíveis ao dia a dia anterior à pandemia.

 

Muitas pessoas repensaram a quantidade de itens acumulados em armários e gavetas, refletindo sobre o ato do consumo pelo consumo. Iniciaram um processo de organização, de desapego, de olhar para os semelhantes e ver o que poderia ser mais útil para um outro alguém.

 

Surgiram novas plantas pelas janelas, pátios e sacadas. Cultivos de ervas, chás e todo tipo de verdes possíveis para uma horta familiar que oferece o frescor do recém colhido.

 

Sem querer, muitas atitudes verdes começaram a fazer parte da rotina das pessoas, a pandemia nos ensinou o autoconhecimento, nos mostrou que mesmo isolados as atitudes de cada um importam e refletem no todo. E foi assim, que muitos entenderam que estamos todos interligados por um fio condutor invisível.

 

A minha atitude reflete não só na minha vida, mas também nas centenas de pessoas que me cercam, ou milhares, de pessoas.  E mais ainda, refletem no meio ambiente, este universo complexo que convive, há séculos, com os problemas gerados pelos humanos.

 

O distanciamento social possibilitou que até o meio ambiente conseguisse repousar. As fábricas pararam, os veículos não circularam, as pessoas repensarem suas atitudes. O mar, a lagoa, as florestas, os jardins, as árvores. Tudo parece mais vivo.

 

Paradoxo momento, onde somos obrigados, muitas vezes, a não trabalhar, a não sair das nossas casas, a não consumir, a não conviver socialmente e o pior, ver milhares de pessoas perder a vida pela falta de ar ou outros sintomas agravados pela Covid-19.

 

Olhamos pelas janelas e podemos ver a natureza vivendo por si só. Olhamos para nós e percebemos que precisamos de tão pouco para sermos felizes. Olhamos para o todo e temos a certeza de que todos somos fundamentais uns para os outros. 

 

A ciência seguiu seu fluxo, achou a garantia da segurança sanitária da humanidade. Uma vacina que permitirá que o mundo possa voltar à rotina normal. Mas será mesmo que no pós-vacina o mundo será como era antes? As pessoas voltarão às suas correrias diárias e seus consumos exagerados? Com pensamento no seu próprio bem-estar e esquecendo dos ensinamentos do confinamento? O meio ambiente continuará sofrendo com problemas gerados pelos humanos?

 

Tudo é imprevisível. Não há garantias. Nem seguranças.

 

Apenas a esperança de que o humano seja mais humano. Com atitudes mais humanas em favor dos outros humanos e principalmente do meio ambiente que vivemos.

 

Conheça nossos serviços