Lógica Assessoria Ambiental Inteligente

Escrito por Jéssica Martini
Engenheira Sanitarista e Ambiental
20.05.2020

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Logística reversa, já ouviu falar? Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o tema vem ganhando cada vez mais relevância para as empresas que querem se manter competitivas no mercado atual. Adotar a logística reversa traz diversos benefícios para as empresas, além de ser uma prática alinhada com a sustentabilidade. 

Para entender o que é e como funciona o processo de logística reversa, continue a leitura! 

 

O que é logística reversa 

 

A logística reversa, também chamada de logística inversa, é o processo de reaproveitamento, reuso ou mesmo o descarte adequado de materiais já utilizados. 

O principal benefício da realização dessa prática para as empresas é a redução de custos, porém este processo também está alinhado à proposta de sustentabilidade dos negócios e preservação ambiental. A gestão do lixo gerado nos processos de produção é uma questão a ser discutida com toda seriedade pelas empresas e pela sociedade em geral. Em 2010, por exemplo, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos que discute e orienta a devida responsabilidade de todos nessa questão. 

Quando uma empresa consegue implementar boas práticas de logística reversa, ela está não apenas aumentando seus lucros e otimizando seus processos, mas também contribuindo para a consolidação de importantes valores na sociedade. 

O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. Ou, na impossibilidade de reuso, efetua ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. Tudo isso deve ser feito da maneira mais ágil e menos onerosa possível. 

Face às constantes demandas dos consumidores por um processo produtivo mais limpo e sustentável, pode-se dizer que a logística reversa vem sendo usada nas empresas não apenas para otimização de seus custos, mas também para adoção de práticas mais alinhadas ao meio ambiente. A logística reversa já faz parte do planejamento estratégico de muitas empresas quanto à imagem das suas marcas perante o público e o mercado. 

 

Incentivo à participação do consumidor final no processo de logística reversa

 

Além de integrar os agentes internos nesse processo, é possível incentivar outros atores no processo de manejo inteligente dos resíduos, incluindo os clientes finais. Bons exemplos são os postos de recolhimento de eletrônicos e componentes, pilhas, baterias, óleo usado e outros produtos, como cápsulas de café. 

As pessoas tendem a se engajar nessas iniciativas. Contudo, é importante manter à disposição contatos úteis, e orientar os clientes com instruções de como o material deve ser recolhido. Além disso, os postos de recolhimento devem ser em locais de fácil acesso para o consumidor. Deve ser fornecido, ainda, o máximo de informações sobre a destinação dos resíduos e como se dará o processo de reaproveitamento ou descarte. 

 

Obrigatoriedade da logística reversa 

 

Em algumas empresas, pela natureza potencialmente danosa ao meio ambiente de suas atividades, há regras a serem adotadas para o manejo de seus resíduos.  

É o caso de empresas que fabricam, distribuem, vendem ou importam produtos como pilhas e baterias, pneus, defensivos agrícolas, óleos lubrificantes (e também seus resíduos e embalagens), lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e eletroeletrônicos em geral e seus componentes. 

Essas empresas precisam seguir rigorosamente a legislação aplicável, pois o manejo ou descarte incorretos de seus resíduos podem gerar grandes danos ao meio ambiente e mesmo à saúde da população. 

 

Logística reversa e sua importância para as empresas 

 

Cada empresa deve ter seu processo de logística reversa totalmente estruturado e integrado aos demais procedimentos da organização. Para o sucesso da estratégia de logística reversa é preciso conhecer profundamente os processos da empresa fabricante e das empresas envolvidas em sua logística. 

Além de gerar bons resultados para as organizações e resultar em benefícios ao meio ambiente e à coletividade, a logística reversa pode ainda ser um diferencial no marketing da sua empresa.

Hoje em dia, com os consumidores cada vez mais atentos à questão do meio ambiente, adotar medidas para reduzir o impacto que sua atividade produz no ambiente é sempre bem visto e melhora a imagem da sua marca, resultando em crescimento para o negócio. 

 

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